Calculadora do ROI do Catálogo de Serviços

Retorno sobre o investimento (ROI) é um índice financeiro usado para calcular o benefício que um investidor receberá em relação ao seu custo de investimento.

Quanto maior a proporção, maior o benefício recebido.

A implantação de um Catálogo de Serviços apresenta diversos benefícios para a TI, como:

Redução de Custo

Redução do Custo de uma solicitação padrão – 20% -40%

A eliminação de gargalos administrativos, tempo improdutivo e quadro de funcionários.

Redução do Custo de uma solicitação fora do padrão – 20% -40%

A eliminação de gargalos administrativos, tempo improdutivo e quadro de funcionários.

Redução / eliminação de custos de erros manuais e retrabalho.

Eliminação de prazos apertados e retrabalho que é característica das operações de TI, causada por processos manuais ineficientes propensos a erros.

Redução de impactos no Service Desk causado por ligações para solicitações urgentes e retrabalho.

Muitos postos de serviço gastam boa parte do tempo ao telefone falando com usuários sobre solicitações. A automação libera seus recursos para apoio ou reduz as necessidades de pessoal administrativo para atender essas ligações.

Custos de aquisição otimizada através Gestão da Demanda e relatórios.

Gestão de compras e procura por ‘Serviço’ fornece a organização de TI monitoria de demandas em toda a sua base de clientes e ajuda a fazer economias apropriadas para evitar gastos desnecessário.

Qualidade e Eficiência

Melhora o tempo de entrega para as solicitações padrão.

Automação e configuração significa que o processo, aprovadores e autorização de solicitações padrão são pré-definidos e portanto, o tempo de entrega real será reduzida para remover todos os gargalos.

Melhora o tempo de entrega para os solicitações fora do padrão

Isso pode envolver um processo diferente de padrão e ainda exigir evidências e intervenções da Diretoria, por exemplo, no entanto a automação será acelerada e o processo formalizado.

Reduz administração e intervenção para as solicitações padrão

Bem como a redução de custos, há também menos interrupções dos key users, particularmente em aprovações normais, prazos e verificações.

Oportunidade para cobrar e recuperar os custos de serviços

Automatiza a “visão de serviço” oferece a oportunidade de cobrar/recuperar custos de serviços (por exemplo, e-mail) ou exibir nível de serviço (por exemplo, criar uma conta). “Pacotes” de serviços podem ser cobrados a grupos específicos de clientes e também incluir o acompanhamento, custeio e cobrança baseada em utilização.

Maior disponibilidade (24×7) para registro e acompanhamento de solicitações

A TI pode oferecer o seu portal de serviços a qualquer momento e, potencialmente, em qualquer local. Isso é particularmente útil em organizações globais.

Capacidade de aprimorar a capacidade de solicitações, sem impacto sobre os recursos

O sistema será capaz de absorver uma grande quantidade de novas solicitações e serviços padrão – nos mesmos níveis de serviços – sem a necessidade de aumentar recursos administrativos

Capacidade de gerenciar os processos que não são de TI

Um portal de solicitação de serviço pode ser usado para literalmente qualquer tipo de serviço, de modo que a TI pode oferecer esse recurso para outros departamentos – o que pode ser útil se este trabalho já fica com o Service Desk e os impactos sobre a TI.

Oportunidade para recuperar / compartilhar alguns custos com outros departamentos de TI para solicitações

Esta é uma oportunidade para reduzir e compartilhar o custo operacional de TI de gerenciamento de solicitações, além de também oferecer oportunidades de ganho de receita.

Oportunidade para resolver as questões entre departamentos com gestão de estoque e comunicação

A maioria das organizações de TI dependem de outros departamentos para entregar parte de seu serviço (por exemplo, finanças, aprovações de RH). Por gerir estes serviços end-to-end, identificar tarefas e propriedade torna-se simples identificar onde os problemas se encontram.

Oportunidade para gerenciar serviços de TI “end-to-end” e monitorar Disponibilidade de Serviço

Esta é a oportunidade para que os departamentos de TI atuem mais como um negócio, entreguem e monitorem seus pacotes de serviços como pacotes completos em vez de componentes de TI. É possível reportar-se ao cliente com mais foco em experiências e necessidades em termos mais amigáveis.

Oportunidade para cobrar serviços de TI end-to-end

Do ponto de vista financeiro os pacotes de serviços podem ser avaliados e cobrados, no todo ou em parte. A procura também pode ser monitorada e controlada.

Oportunidade para gerenciar os serviços de multi-locação e SLAs

Organizações como Provedores de Serviços Gerenciados, ou simplesmente as setores de TI com vários grupos de clientes autônomos, pode administrar, cobrar e controlar os diversos grupos e serviços ao cliente em separado, de forma independente e segura.

Relacionamento / Comunicação

Melhoria nos índices de satisfação do cliente

As interfaces e comunicações entre TI e seus clientes ficam melhores. Clientes geralmente ficam mais satisfeitos por ter tempos de atendimentos previstos e retornos mais rápidos.

Melhoria da imagem e engajamento entre a TI e o negócio

Relatórios e feedback entre a TI e seus clientes tornam-se altamente adaptados de tal forma que os clientes começam a obter a informação que é relevante e apropriada para eles. Isso ajuda a gerar melhoria de relacionamentos e entendimento entre as partes.

Maior transparência dos processos de TI

Transparência ajuda a ter problemas resolvidos e também reduz o desperdício de tempo através de mal-entendidos. A TI também pode se concentrar de forma clara e comprovada em prioridades de negócios.

Pensando nisso foi criada a Calculadora do ROI do Catálogo de Serviços

Esta ferramenta ajuda a calcular o potencial de economia e os benefícios que podem ser alcançados com a implementação de Catálogo de Serviços. A implementação de um sistema de Catálogo de Serviços automatizado oferece uma oportunidade para os departamentos de TI demonstrarem o seu valor, gerenciarem e otimizarem serviços de TI. A automatização da gestão de solicitações e processos de entrega também oferece oportunidades de redução de prazos e custos, simplesmente através da redução nas interações humanas, pontos de controle e processos de aprovação, remoção de gargalos e atrasos através da pré-aprovação de algumas solicitações padrão.

Foco da ferramenta

Esta planilha para cálculo do ROI se concentra em três áreas principais:

  • Redução no custo de entrega e tempo improdutivo para solicitações padrão.
  • Redução no custo de entrega e tempo improdutivo para as solicitações não-padrão.
  • Redução dos custos de Service Desk associados à movimentação da solicitação.

Para baixar a Calculadora do ROI do Catálogo de Serviços digite seu e-mail no espaço abaixo, clique em “Quero baixar a planilha” e faça o download:

The following two tabs change content below.
Especialista em Catálogo de Serviços e Nível de Serviço, admirador e estudioso de TI, escritor e esportista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.